o dia que não terminou

10:20 Ana Flávia Sousa 12 Comments

e nem terminará tão cedo. E não tô falando só de futebol.

Começou como um dia comum de feriado em Belo Horizonte, dia de aproveitar mais a cama quentinha e de se espreguiçar com calma, pra depois colocar a casa em ordem, devagar e com cuidado. Começou e depois, os amigos chegaram pra juntar-se a nós, na torcida. Bandeira na televisão, camisa da sorte e sapatilha azul cheia de estrelas pra inspirar. Nada de preto ou vermelho, mas o amarelo foi inevitável. Cerveja Brazuca. Superstições até com o canal a ser assistido, que parecia não parar de exibir replay. Foi doído ver a Seleção do Felipão sumirem no jogo daquele jeito, foi doído ver aquele massacre alemão em cima da gente e foi doído ver o David Luiz se desculpar com todos os brasileiros, muito doído.

own Davizinho. ;(

Mas nada doeu - e dói - mais que ver o quanto as pessoas são, são.... egoístas? Não sei. Só sei que vi muita gente vestindo a camisa do nosso país desde 12 de junho e ontem, quando as coisas ficaram muito difíceis, a tirarem e pisarem em cima dela, como se até o último jogo não estivessem vibrando e torcendo para que os últimos degraus fossem alcançados com sucesso. Ser patriota na Copa é muito fácil né?


Doeu porque não vejo essas mesmas pessoas fazerem algo pra mudar a situação do país - ou da casa, da rua, do bairro - e ficam cobrando e julgando quem, até agora, continua "brasileiro com muito orgulho, com muito amor", apesar dos pesares. Nós não podemos negar quem somos. Não existe ex-brasileiro, mas existe um tal de "Pátria Amada Brasil" apenas quando estamos ganhando um jogo, que pelamordeDeus. Fora isso, nada tá certo, tudo é um grande amontoado de porcarias, nada serve, ninguém presta. 


Ontem desabafei no facebook e fazia anos luz que não o fazia. Ontem escrevi revoltada na rede social, porque minha paciência é curta demais e as vezes fico muito  p. da vida ao ver e ler certas coisas, mas não farei mais além deste texto. Farei minha cara de paisagem e silenciarei, enquanto mentalmente mandarei todo mundo reclamão ir catar coquinho no asfalto e pegar a vergonha na cara de volta, porque a gente não torce pro time só quando ele tá ganhando e o nosso país não é pra ser amado somente quando tátendomuitaCopa. Nós somos melhores que isso. Você é melhor que isso.

Desabafei ontem porque doeu demais ver o país sendo esculachado por causa de uma derrota - não foi uma, foi A derrota - por pessoas que não movem uma palha pra mudar alguma coisa nesse mundo. Devem ser as mesmas pessoas que jogam lixo na rua e reclamam de enchentes. São as mesmas pessoas que reclamam do transporte público e tem três carros na garagem (só pra encher mais e mais as ruas). São as mesmas pessoas que riem de você quando diz que o Brasil tem jeito se a gente começar a mudança. São as mesmas pessoas que te julgam por você amar Urbanismo por isso, porque as coisas tem jeito. São as mesmas pessoas que não param o carro na faixa de pedestre e reclamam quando tem que colocar uma multa pra isso, porque só acham certo quando mexem no seu bolso. São as mesmas pessoas que adoraram sair mais cedo do trabalho enquanto podiam e correram atrás de ingresso enquanto jogo teve. Depois que acabou-se o que era doce, muito fácil jogar o azedo no ventilador e guardar no fundo do armário a camisa amarela e as vuvuzelas e agir como se fosse contra sempre. Como se do dia 12 de junho ao dia 08 de julho, não tivessem colocado a revolta em stand by e torcido loucamente pra mais um feriado e mais e mais gols.

É claro que tá tudo uma grande de uma merda, mas enquanto você reclama de tudo no facebook, tem gente fazendo algo pra's coisas melhorarem de alguma forma, se espelhe nestas pessoas, nesta minoria. Parem com esse mimimi que não sai do lugar. Façam alguma coisa além disso.
E agora serei a mais clichê de todas: a mudança começa dentro da gente.
Não sejam brasileiros de modinha, tomem tento.


Um desabafinho básico, sem paciência pra 
gente egoísta e sem noção: 
Torcer pra time que tá ganhando é fácil, 
e não tô falando só da Seleção.

Leiam também os desabafos da , da Magadinha e da Babi. Vem que éthois galera. 

12 comentários:

  1. Assino em todos os cantos, como assinei num post da Babi.
    Pessoas chatas, no final das contas. Não tenho o mínimo interesse de discutir com nenhuma delas, mas também não deixo de expor minha opinião.
    Muito bem, Nana. #tamojunto

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gentinha Magadinha! Respirar e fazer nossa parte, isso sim, muda o mundo.
      Lóve. ♥

      Excluir
  2. Assino em baixo Nana!
    Esse povo que reclama, é o mesmo que dizia que não se faz país só com futebol e pedia para não darmos ibope para uma copa falida. Oi?

    A gente é vitorioso cara. Fizemos uma copa bonita, deixamos as ruas bonitas e queria que o patriotismo continuasse, independente de futebol.

    Uma lástima. O fiasco em campo é poeira perto do fiasco das torcidas.

    #tamojunto com Felipao até agora. #tamojunto com os jogadores até agora. E eu tenho orgulho deles todos. Da garra, da raça e da felicidade que eles nos deram.

    Talvez eu esteja mais brasileira do que se tivéssemos ganhado a copa.

    Beijo Naninhaaa. Vou adorar a cara de paisagem também. Tentarei pelo menos. Haha

    Lovi u você mesmo que xingasse o Brasil e fosse hipócrita como todo mundo ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  3. (...) Quando se trata de seleção Brasileira não vejo Só como um jogo de futebol ... então rasgar a camisa ou desejar ter outra nacionalidade (?) não basta...
    Queria ter pelo menos a alegria que o "pão e circo" nos dava que dessa vez nós proporcionamos. Teve copa, mas não teve jogos bons, jogadores e torcedores com raça...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente acreditou que poderia vencer, nos decepcionamos. Mas o Brasil não é só futebol criticar o Brasil agora que perdemos a chance, é a mesma coisa de afirmar que o país é só uma Seleção. Somos mais que isso.

      Excluir
  4. Que texto lindo, Ana! Disse tudo! Gente que só é brasileiro com muito orgulho e com muito amor quando tátendomuitacopa não merece ganhar Copa. Eu tenho vontade queimar as fuça de quem queima bandeira. Os alemães tão sendo tão dignos e parceiros conosco depois dessa derrota que só me dá mais vergonha: fossemos nós os ganhadores, tirando farinhas deles e mandando chupar estaríamos. E eu no meio da zoeira, COM CERTEZA. Isso serviu para me ensinar que não é assim. E to feliz com essa descoberta.
    Beijos! E em 2018 tamojunto tentando de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Ana! Gente assim não merece nem que o país melhore!
      Ozamigo alemão tão nos ensinando TANTA coisa além de como se joga futebol hoje, que pelamor, que vergonha. hahahaha
      E Rússia 2018, aí vamos nós! Vamos buscar este hexa até na lua Ana.
      Tamojunto. #acabanãoCopa. :/

      Excluir
  5. Nanaaa você é F*DA! Disse tudo! Tô cansada desse povo hipócrita que só sabe torcer quando tudo tá lindo, quando o Brasil tá ganhando e quando precisa vira as costas e fala mal. Esses são os cidadãos que levam o Brasil pro fundo do poço, que não ajudam em nada e atrapalham quando podem.
    Estou com a seleção sempre! Não vou abandona-los porque eles não nos abandonaram quando o Brasil inteiro estava revoltado com a Copa, muito pelo contrario nos trouxeram muitas alegrias.
    Beijos meu bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô cansada de gente que só torce pra time que tá ganhando Babi! E gente que cospe no prato que come. É hipocrisia demais pra minha cabeça, credo.

      Excluir
  6. Falou tudo, Ana. Esse povo é mesmo MUITO ridículo, Ana. Dá vergonha demais de dividir o título de brasileira com esse tipo de gente. Nós fizemos - ainda estamos fazendo, inclusive - uma Copa espetacular, que os estrangeiros elogiaram bastante e parece que os únicos que não conseguem ver o potencial da nossa pátria são os próprios habitantes dela. Dá vontade de mandar tudinho ir embora, vazar daqui, hunf!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Mandy, esse povinho só sabe torcer pra time que tá ganhando! Não sabe reconhecer os esforços e nem o TANTO de coisa boa que a gente tem nesse país! E pior, acomodam-se com o "não tem jeito" e não fazer nada pra melhorar uma mísera porcentagem sequer. Enfim. Rum.

      Excluir

:)