Começar de novo

17:00 Ana Flávia Sousa 19 Comments


Eu amo primeiros dias de aula. Eu amo estudar, por mais que nos últimos anos tenha reclamado muito disso no twitter e de ter desejado intensamente que a formatura chegasse logo, eu amo estudar.  Meu último primeiro dia de aula mesmo havia sido há mais de cinco anos, quando entrei para o curso de arquitetura e urbanismo, era o meu primeiro, mas o vigésimo dos meus colegas. Entrei atrasada porque o processo de se conseguir uma bolsa, de levar a documentação e ser enfim matriculada, leva um pouco mais de tempo que os alunos regulares. Eu amo primeiros dias de aula e este último, me fez ficar louca-apaixonada pelo assunto CIDADE, porque o meu professor era incrível e falava sobre com um amor até então desconhecido pra mim. Obrigada José Júlio, JJ, nosso patrono. 

Sou filha de professora, sobrinha de professora, de secretária e cozinheira de escola e quem cresceu nesse meio, com este tipo de gente, sabe o que é ser cobrado para ser o melhor em tudo. Eu fui e hoje, apesar de ser motivo de inúmeras decepções pessoais, eu agradeço, porque foi a cobrança que me fez amar ter algo pelo qual estudar. Deve haver casos aonde o resultado é o contrário e a pessoa fica traumatizada e abandona tudo, mas comigo, foi amor. O engraçado é que eu só percebi isso, de fato, quando acabou a obrigação, quando fui lá e apresentei a monografia e o TFG, quando fui lá e recebi o canudoquando finalmente, teve o baile de formatura (sdds baile). 

Semestre passado meu primo entrou para o curso e fui com ele na aula inaugural, porque teria uma palestrante fodástica na área de geografia/urbanismo e eu estava completamente em crise existencial por não ter mais aulas para frequentar. Estava com saudades do ambiente, dos professores, dos amigos e da própria rotina em ter algo para fazer além de trabalhar 8h/cuidar da casa/trabalhar freelancer/vida social. Talvez seja porque desde o nono período eu estava apavorada com a ideia de fazer a transição de aluna para profissional e talvez seja porque a vida de formada demora a acontecer, ainda mais debaixo desta nuvem negra chamada crise brasileira.

Enfim, o que quero dizer é que esta semana, na segunda-feira eu tive um novo primeiro dia de aula, com direito a olhos brilhando de admiração e frio na barriga. Com direito a ser colega de classe de dois antigos professores meus e vários profissionais bacanas. Este semestre dei o primeiro passo rumo ao meu sonho de mestrado/doutorado, me candidatei a uma disciplina isolada do mestrado da Escola de Arquitetura da UFMG. O professor aceitou, me matriculei e desde então, a sensação é que um fio de cabelo meu já é mestranda na área. É claro que muita água ainda passará debaixo desta ponte chamada vida, ainda terei que fazer duas provas, publicar artigos (conta muitos pontos), defender meu projeto de pesquisa numa entrevista, mas só de estar um pouco dentro da Escola, de conhecer os professores e eles me conhecerem, já é um passinho, de formiga, mas é. A gente chega lá, o importante é sair do lugar e recomeçar e amanhã estaremos lá de novo, com a mão freneticamente anotando todas as vírgulas ditas, porque é esse tipo de coisa que me completa, acabei descobrindo.
BEDA 16|31

19 comentários:

  1. Aaaaaaah Nana, sei muito dessa sensação, dessa necessidade.
    Me sinto meeeeeesmo assim. Acho que por isso fico procurando curso pra fazer. E faço só um pouquinho, né? Hahahaha.
    Que esse passinho vire um passão e você chegue lá, meu bem.
    Um beijo e um abraço bem forte porque você é essa pessoa fofa que eu quero perto de mim. :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é pura inspiração Magadinha.
      A gente é movida a isso né.
      Se eu não tô estudando me sinto vazia. :/

      Quero você aqui. ♥

      Excluir
  2. Aiii que orgulho de você! Daqui uns dias doutora em arquitetura e urbanismo, puro chique! HAHAHAHAHAH

    Amiga passos de formiga e você não está mais no mesmo lugar, já é uma evolução e tanto e você teve coragem pra ir e enfrentar, agora é só esperar que vai dar tudo certo ;)
    Estou na torcida sempre!

    Beijos amore! Love you

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daqui uns bons anos né Babi!
      Mas a gente chega lá, o importante é sair do lugar.

      Love you. <3

      Excluir
  3. Owwwww Aninha! Agora vc é aluna especial do mestrado. Que lindo! <3 É um super grande passo, com certeza. Que feliz! Que role lindo pra tu, e que você sempre sinta esse friozinho na barriga. ♥ Torcendo super por tu :D

    Beijoooocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um fio de cabelo mestranda, mas vale uma vida. <33
      Tô amando!
      Amém, que seja lindo, lindo.

      Beijos.

      Excluir
  4. Amiga do céu, acho que precisa de muita coragem pra emendar um mestrado na faculdade! Eu preciso de um tempo entre as coisas. Já estou com 1 ano de formada e ainda não tive coragem nem de começar uma pós, HAHAH.

    Beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai miga, eu me senti tão inútil em não estar estudando esses tempos.
      Mas é cada um né. Eu não sou ~tão arquiteta ~ no trabalho sabe?
      Somos quase estagiários ainda, depois que formamos. Ai eu precisava disso.

      Obrigada, vou precisar. Beijo.♥

      Excluir
  5. Tenho um orgulho tão grande de ver como você se orgulha de estudar. Acho lindimais isso (e corajoso, pq estudar não é pra qualquer um).
    Eu comecei a pós e às vezes me dá preguizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz de estudar. Magina mestrado?


    Parabéns Naninha. Que esse passo de formiga te leve ao infinito e além


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwwn Sis.
      Você é meu orgulhinho também. <3

      Que nossos passos nos levem infinito e além e que nossos caminhos se cruzem.

      Excluir
  6. Me identifiquei muito com suas palavras, Ana! Sou assim, igualzinha. Sempre gostei de estudar, sempre gostei de aprender e boa parte dessa influência veio de casa: meu avô é professor de português e minha mãe também. Desde sempre gostei dessa atmosfera de aulas, de livros e tarefas - tudo bem, às vezes cansa e a gente quer jogar tudo pro alto, mas logo passa. Quando finalizei a graduação fiquei meio à deriva por um período, mas logo comecei a estudar novamente. Assim como você está fazendo, parti pro mestrado e lá me realizei novamente. Boa sorte nesse começar de novo, Ana! Que tudo seja lindo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que lindo um vovô professor. ♥
      A gente se acostuma né e parece que faz parte da gente.
      Eu vi lá no blogue você falando do mestrado, depois precisamos trocar ideias. HAHAHHAHA
      Que seja lindo pra nós, sempre. ♥

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  7. Também sou filha e neta de professores e sei como você se sente em relação a essa pressão em sempre ser melhor. Gosto muito de estudar, mas ainda não conseguir voltar pra sala de aula, tenho muita vontade de fazer outra faculdade, mas também quero pós, mestrado... Não decidi ainda, mas não quero mais ficar parada.

    http://amorticinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar parada a gente não pode e pelos nossos exemplos acho difícil, e o mercado exige muito da gente né.
      Hoje apenas a graduação não é muita coisa, infelizmente.

      Boa sorte pra nós. :*

      Excluir
  8. Ana, antes de tudo preciso reclamar da frustração que tenho sentido tentando seguir teu blog porque o BLOGGER NÃO TÁ SEGUINDO! Já tentei de tudo e não tá indo, deve ser BULE só comigo, sério.

    Segundamente, eu não vejo a hora de sair da faculdade e do ambiente acadêmico. Eu tô saturada, não aguento mais, sinto que só perco tempo e meus estudos são todos feito em casa porque eu sou muito péssima pra sala de aula, não consigo absorver nem 10% e dependo dos estudos que faço fora da sala. Ou seja, não aguento mais.

    Mas boa sorte nessa nova fase, espero que dê tudo certo e que tu se saia mega bem!

    Beijo! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Ana! Que saco esse blogger. HAHAHA
      Mas aqui, tá aparecendo Ana nos seguidores, mas não consigo ver quem porque dá erro. Deve ser você. :)

      Eu estava assim também, reclamei e chorei ano passado todo, mas só foi acabar as férias pra eu me sentir vazia sabe?

      Tomara! Boa sorte pra você também.
      Calma que tudo dá certo.

      beijo. ♥

      Excluir
  9. Texto inspirador! Esses primeiros dias de aula renovam a vontade de estudar e de aprender, né?
    Boa sorte nessa nova fase!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Anne! :)

      Isso mesmo, renovam a gente!
      Obrigada! Beijão. :*

      Excluir

:)