#vaitercopasim

12:31 Ana Flávia Sousa 17 Comments

Na verdade, já tá tendo Copapracaramba e pra entrar no clima, resolvi fazer a blogagem coletiva do Rotaroots do mês, que tem muito a ver com esse momento patriota que o país (ou, parte dele) está vivendo.
Tá tendo tanta Copa que, como diria a Anna, se brincar nem vai sobrar Copa pra Rússia em 2018 e Belo Horizonte, assim como várias cidades-sede está abarrotada de turistas e bandeiras e buzinaços e apitos e gritos de gol. Sendo assim, vou listar as brasilidades/mineirices não-clichês para mostrar pra essa gringaiada toda, afinal, nós mineiros somos famosos pela receptividade (salvo excessões, infelizmente).
Assim, gostaria de poder mostrar para esse mundo de visitantes (nunca vi essa cidade tão cheia e colorida e tirando o trânsito, bonita):

O Pão de Queijo Mineiro: Não se enganem, não é qualquer pão de queijo que você come por aí queridinha! O  pãozin de queijo aqui de Minas realmente é feito de queijo e muito queijo, diga-se de passagem. Geralmente, todas as mulheres crescem e aprendem a receita com a mãe ou com a avó (lá em casa é a minha irmã mais nova quem sabe fazer) e nos finais de semana sempre tem - quem tem sorte, durante a semana também - cheirinho dessa delícia assando no forno, pra acompanhar o cafézin. Pão de queijo é vida, é amor. Mas não se enganem, quanto mais pintadinho o pão de queijo, mais queijo ele deve ter na massa, então, sem preconceito com os sardentinhos.

Quentão: Como estamos em junho, os gringos podem aproveitar das delícias das festas juninas que acontecem pra tudo que é lado  e com isso, experimentar o famoso quentão. Tudo bem que eles devem estar morrendo de calor aqui no Brasil, mas que experimentem o quentão pra esquentar o clima, antes dos jogos. Pra dar mais fôlego. hahaha. Pra quem não sabe, quentão é uma bebida servida muito quente - dã, chama quentão - a base de cachaça. Que a cachaça seja mineira também, que é a melhor. 

Arraial de Belô: Ainda no clima de Festa Junina, levaria ozamigo gringos pra conhecer o tradicional Arraiá da capital mineira, onde vários grupos de quadrilhas locais se apresentam na Praça da Estação e concorrem à premiações. É praticamente o Carnaval do Rio de Janeiro, só que é Minas e em junho. Tem grupo especial, grupo de acesso e tudo o mais. E vamos combinar que dançar quadrilha é muito divertido. Este ano começará dia 17 de julho, pra quem se interessar.


Botecos: Belo Horizonte é a capital dos botecos, isso todo mundo sabe: "já que Minas não tem mar, eu vou pro bar." e em tempos de Copa do Mundo, o que não pode faltar apresentar aos visitantes são os botecos. Podem escolher, tem pra todo gosto e pra todo bolso, do Centro à Savassi, cada um melhor e mais divertido que o outro. Torcedor, quando tua seleção não for jogar no Mineirão, arrume um boteco, sente-se nas mesas da calçada e vá ser feliz assistindo ela perder pro Brasil lá. (na melhor das hipóteses). ;)

O Hino Nacional: Sério gente, o que é esse hino do Brasil? Me emociono TODA vez que ouço, desde quando toda quinta-feira éramos obrigados a cantá-lo na escola. Pode ser jogo de vôlei ou de futebol, o negócio é que meus olhos enchem de água assim que começa: "Ouviram do Ipiranga as margens plácidas...". E quando é jogo oficial de seleção, a emoção só aumenta quando a torcida continua a cantar com tanta paixão e fé no país, o hino dessa nação. Tudo bem que a situação do país não é das melhores, tudo bem que estádios não são hospitais e escolas, mas sem essa fé no hino, no pais, nossa Pátria Amada Brasil, estaria muito pior. Que em outubro cantemos esse hino na hora de apertar aqueles botões. E que não percamos esta fé, porque o Brasil é sim, um país incrível e se não quer viver aqui, vai embora ou comece mudando a você mesmo, porque de um em um, a gente muda o mundo. A tal da esperança é a última que morre mesmo. 

O Mineirês: Sim, porque tá tendo Copa pra mais de metro aqui em Belô, uai. Vem cá amigo gringo, vô te ensinar a usar o transporte coletivo sem perder tempo, : Chegue no pondions e pergunte pro coleguinha do lado se esseonspasnasavass - caso esteja hospedado por ali, o que é muito provável já que trabalho ali e é dia e noite um auê danado de bão. O mineirês é a coimailindomundo e cêvaivê, as mineiras vão ficar apaixonadinhas comcê. Perde tempo não bobo. Então tá, tchau procê.

Gringos: Voltem sempre!






17 comentários:

  1. O Pão de Queijo mineiro o melhor hahahaaaa
    O nosso Hino é o melhor e mais belo ...
    Adorei, esses Memes de Junho estão ótimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pão de queijo aqui de Minas é vida. Deveria ser questão de saúde pública. :D Este mês táquetá de ideias pipocando. Tomara que consiga fazer mais. ;)
      Beijão.

      Excluir
  2. O Brasil é uma delícia e eu to amando essa Copa, meu Deus. A Anna disse que viu na tv um gringo com um COLAR DE PÃO DE QUEIJO, tem como não amar? E sobre o hino, realmente, arrepio toda vez que escuto! Beijos Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô vendo que cê tá amando Ana! Tá demais ver sua empolgação via twitter e instagram! Me divirto demais com seus comentários nos jogos!
      JUUUUUUUUUUUUURA? Colar de pão de queijo? Meldels! Vou gulguear agora.
      O hino, aimeuDeus. <3
      Beijo Anoca!

      Excluir
  3. Eu odiava ter que ir pra quadra da escola cantar o hino nacional. (me julgue) Haha
    E o pão de queijo, não há nada melhor nessas minas gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não odiava, era menos tempo em sala de aula. E minha turma AMAVA pegar a frente e fazer as homenagens. hahahahaha

      Pão de queijo. <3

      Excluir
  4. Ai Nana, queria ouvir você falando essas coisas lindas todas, esse mineirês lindamais da conta. E eu quero fazer isso aí em Minas, juntinho d'ocê, meu Deus!
    Beeeeeeeijo, minha sweet Nana! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou gravar procê ouvir no zapzap Magadinha! :D
      Veeeeeeeeeeeem pra cá! Levo você pra conhecer tudo! Vem!
      Beijo cheiroso. :*

      Excluir
  5. Aqui em casa somos mineiros também, e apesar de morarmos em Curitiba há quase dezesseis anos, as raízes são muito forte e jamais esqueceremos - ou deixaremos de lado - o delicioso pão de queijo tradicional! Nos jogos do Brasil assamos vários e passamos os dois tempos comendo pão de queijo, haha, não tem nada melhor. Ah! E o que é esse hino lindo cantado em uníssono e em plenos pulmões? Me arrepio toda vez, é muito lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thay! Nada melhor que torcer pro Brasil comendo pão de queijo! Pfvr! ô trembão!
      E o hino: <3.
      Acho que a única cidade que sempre tive vontade de morar fora de Minas, foi Curitiba, sabia? Qualquer lugar no sua, acho lindimais! Mas Curitiba, acho amor.

      Excluir
  6. Mimimi fiquei querendo copa em Minas uai. Pão de queijo sardentinho deve ser delícia! E gente, quentão aqui no sul é feito com vinho hahaha

    Adoro as brasilidades diferentes que tem sô!


    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem pra Copa em Minas Fê! Fica na minha house e comeremos inúmeros pães de queijo! :D <3

      Excluir
  7. Como minha amiga aqui de cima, fiquei querendo Copa em Minas também. Sou suspeita pra falar de copa do mundo pois sempre amei! Agora então, aqui... já que os pontos negativos já são ressaltados toda hora na minha timeline, só faço encontrar os positivos. Saber que você também se emociona TODA vez que escuta o hino nacional (assim como eu) acalma meu coração. Há amor pelo Brasil em Minas também!

    beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente assim Flá! A gente só tem ouvido coisas ruins do Brasil e o pessoal esquece de muitas coisas boas, se esquecem de se arrepiar com o hino e assim, de começar as mudanças por dentro.
      Que bom que encontrou conforto aqui. rs
      Beijo Flá! :D

      Excluir
  8. Já falou em mineirice, estou dentro.
    Seu post além de lindo, me fez lembrar de Minas. Ai, que saudade.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minas é muito amor!
      "Quem te conhece, não esquece jamais" <3

      Excluir

:)