amor de cão,

12:38 Ana Flávia Sousa 17 Comments

Dizem por aí, desde que me entendo por gente, que o cachorro é o melhor amigo do homem. Desacreditava disso desde que Danúbio, um cachorro grande – grande cachorro – me prensou na parede, no quintal de casa, aos quatro anos. Eu fazia bolinho de terra pra ele todos os dias e comemorava seu aniversário, já que não sabia a data e acreditava que mandava nisso, e o rapaz me prensou na parede, que amizade era aquela? (mais tarde entendi que ele queria brincar e não tinha noção de que eu era pequena demais para brincar - daquele jeito - com ele) Desacreditava e acreditava de novo quando ele vinha com aquela carinha de pidão. Ao longo da vida tivemos muitos amigos do homem. Cada qual com seu olhar de gato de botas especial, mas nenhum, nenhunzinho, foi cachorro de dentro de casa. Da porta não passava. 
Daí, há três anos veio o Macgyver (um shitzu) pra mudar tudo isso. (prova disso é que agora  meus pais tem a Lady, outra shitzu fofa, que honra totalmente o nome que lhe deram e reina dentro de casa, enquanto o Duque, um cachorrão medroso, vive no quintal)

Aquela imensidão de pêlos – ou pedaço de nuvem em dia de céu azul – chegou na vida da gente já ditando seu reinado. Era cãozinho de apartamento. Dormiria dentro de casa. Subiria no sofá pra assistir tv. Dormiria o dia todo e só faria esforço pra comer. Aprenderia que aquele nome estranho e comprido, era o dele. Viajaria desde bebê e aprenderia que casa de vovó é mais divertida, lá pode tudo. Passaria a dormir na cama também e, se sobrasse espaço, caberia o papai e mais tarde, a mamãe. Participaria de todos os abraços e beijinhos da casa e de toda dancinha improvisada. Ficaria de olho no papai preparando a comida pois havia grande possibilidade de sobrar algo pra ele. Amaria cenoura. Aprenderia a sorrir. Ensinaria a sorrir. Músiquinhas seriam inventadas pra ele, por ele. Reconheceria o papai chegando de carro e esperaria na porta com o rabinho balançando. Seria o xodó de toda a família, o reizinho. Reconheceria a mamãe chegando à pé pelo andado e esperaria com o rabinho balançando, também. Teria certeza de que não era um cão e detestaria todos que aparentavam ser. Comeria canetas e/ou graxa pra sapato, ficaria com o pêlo preto e afirmaria que não havia sido ele. Aprenderia a se esconder quando fizesse malcriação. Aprenderia que as brincadeiras do papai são as mais divertidas e que a mamãe se chamava Felícia. Teria todas as garrafas plásticas destinadas à ele. Entenderia que qualquer brinquedo dele, era a bolinha. Morreria de saudade só de ficar sozinho por dois minutos e faria uma festa tão grande com o retorno, como se fossem meses. Seria o anfitrião de todos os encontros com os amigos. Amaria o dia do banho e seria a estrela do petshop, chamado de cãozinho mais carinhoso que se teve notícia por lá. Aprenderia que quando pegassem a coleira, era sinal de passeio. Seria amigo de todas as pessoas da rua. Amaria sentir o vento pela janela do carro. Aprenderia que sábados, domingos e feriados eram dias pra ele. Ensinaria que a nossa casa era o melhor lugar para se estar.
Cuidaria da mamãe enquanto o papai viajava. Faria companhia ao papai enquanto a mamãe estudava.  
Nos ensinaria a amar sem medidas. Carregaria o coração mais puro do mundo.
Cuidaria dos dois. E os dois cuidariam dele.
Acordos estabelecidos desde o primeiro olhar, firmado com um amor imenso, nascido ali, naquela manhã de sábado.  
Três anos do nosso cãozinho de liquidação, o último que restava da ninhada. 
E o melhor de tudo, foi que ele quem nos escolheu. 

17 comentários:

  1. Fiquei lendo seu texto e pensando na minha Kimmy! Esses bichinhos realmente tiram a gente do prumo, né? Como não ser louca por eles? Feliz 3 anos, Mcgyver! Muuuitos anos de fofice para você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana! Sua Kimmy é uma fofalinda também! Impressionante como a gente pode amar tanto esses bichinhos! *.* Macgyver mandou três beijos, um pra você e dois pra Kimmy. ♥

      Excluir
  2. Parabéns ao Macgyver! Ele é liiindimais! E que venham mais 3, mais 6 e infinitos aniver para ele!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem conhecer ele Babis! Ele vai adorar sua risada gostosa! :D

      Excluir
  3. Que lindo! Eu sempre quis ter um cachorro, mas nunca pude. Minha vó tem trauma desde a infância dela e ela mora comigo, se eu tivesse um cachorro teria que deixá-lo preso dentro de algum lugar e eu não acho isso justo, ter um cachorro pra não deixá-lo ser livre é injusto. Adorei o seu post!

    Bitocas!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Thami! Pra deixar o coitadinho preso, é melhor não ter, por enquanto. Melhor cuidar e proteger a vovó. Um beijo.

      Excluir
  4. Que linda declaração, Ana! É bem verdade que amor de cachorro é o mais puro que existe, eles não cansa de provar o quanto merecem a nossa dedicação e o nosso carinho. Não pedem nada em troca de amor.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade que eles nos amam sem pedir nada em troca né? Apenas uns momentos de brincadeiras e comida e água. Muito amor por essas pelúcias vivas. <3

      Excluir
  5. Gente, que coisa mais linda esse post! Fiquei tristinha por não ter um cãozinho para amar desse tanto <3 Meu sonho é adotar um cachorrinho, chamar de Chaplin e morrer de amor. Enquanto esse sonho não chega, me contento em amar os cachorrinhos dos amigos e familiares, hehe. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Tary! Quando você tiver seu Chaplin podemos trocar figurinhas na criação desses filhos. HAHAHHAHA.
      Quando chegar a hora, ele te adotará, tenha certeza disso. Beijão.

      Excluir
  6. Ô Deusi ♥ eu amo tanto o meu que não sei mais viver sem ele, essas coisinhas, tão pequenininhas e serelepes, nos conquistam de um jeito, que ó, só nos resta amar com todo o coração.
    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só nos resta amar mesmo Gabi. Depois de tê-los, eles nos conquistam só com o primeiro olhar, fazer o que senão dedicar amor a eles né?
      Beijão.

      Excluir
  7. OhmeuDeus!! *--* Eu percebo pelas suas fotos o quanto você é doidinha, doidinha por essa coisinha linda chamada Macgyver que também me deixa toda boba! Ele é praticamente um cachorrinho de pelúcia, Aninha! Lindo, tô pra ver! <3
    Engraçado que antes de ganhar o meu Lino, um Jack Russel Terrier levado da breca que me mata de amores, eu tava looouca atrás de um Shih Tzu, e aliás, ainda pretendo ter um (avisa ao Macgyver que logo, logo ele terá um novo compadre baiano, haha).
    Muito fofo o texto, o Macgyver, a foto, vocês três, enfim! Parabéns, Ana! *-*
    Que essa coisa linda continue trazendo muita alegria para vocês por muito, muito tempo! E continua postando fotos dele, que eu piro daqui de tanta fofura! Aliás, cachorro é uma coisa que me faz pirar por natureza. AMO!

    Um beijo enorme, mineirinha linda!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  8. Ai Emi! Você e esses teus comentários lindos de morrer, tão cuidadosos e carinhosos. Continuarei a te encher de fotos e mimos do Macgyver, até você arrumar um compadre baiano pra ele. Ou uma namorada, quem sabe? <3

    ResponderExcluir
  9. Não tem amor mais puro que o amor de um cão, Macgyver é tão fofo!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao Macgyver! \Q/ tenho uma criaturinha peluda que eu aperto igual a Felicia... mesmo um pouco irritado ele deixa apertar de vez em quando....

    ResponderExcluir

:)