moda antiga.

01:26 Ana Flávia Sousa 2 Comments

"O que se perde enquanto os olhos piscam."   






E foi quando ela se sentou graciosamente na sua frente que ele percebeu tudo. Aquela mulher não era qualquer uma, e tampouco igual às que já haviam passado na sua vida. Não que ela possuísse toda a beleza do mundo! Mas aos poucos ela deixava subentendido que era capaz de guardar dentro de si tudo o que é de mais interessante e intrigante, simultaneamente. 
Seus olhos piscaram, e ao voltar o olhar aos olhos dela, pôde ver que diante de ti estava a mulher mais medrosa e corajosa que já conhecera.  
Ela, que quando quer se entregar de alma, corpo e vísceras, foge como uma criança de um bicho-papão num pesadelo. E sentiu uma imensa vontade de carregá-la nos braços e dizer que tudo ficaria bem, pois estava ali ao lado dela. 
Ela que não cai em qualquer lábia, depois de muitas palavras vazias e promessas que nunca foram cumpridas, se viu com uma enorme vontade de acreditar em alguma coisa, e se apegar à aquilo, como se fosse a última esperança, ao mesmo tempo que sua insegurança a deixava com os pés, mãos e coração atrás. 
Uma mulher como qualquer outra, se não fosse pelo fato de ser tão destrambelhada e sem jeito, causando vários pequenos acidentes e adquirindo um roxo pelo corpo por dia. Se não fosse por sua inexplicável paixão com o chocolate e por ter criado um mundo à parte, aonde os beijos são macios, e os abraços coloridos e as fotos cheirosas (porque não?), ela seria apenas mais uma. Quem mais tem um gosto tão diversificado?!  Ao mesmo tempo que é alucinada com carne vermelha até mata por um sushi. 
No seu universo particular ele quis entrar, e nele desbravar os caminhos obscuros,  enfrentar seus medos e deixar apenas Girassóis no seu caminho. Quis antes de tudo, entendê-la.
Então foi quando ele se descobriu na sua biografia em preto e branco, aonde ela vivia de modo peculiar: à moda antiga. 
Ali não havia espaço para vadiagem. Logo percebera. Assim começou a andar pianinho, com medo de acordar todos os medos dela.  
Naquela novela de rádio, era o cavalheiro quem abria a porta do carro. Era ele também quem cortejava a dama! Com tantos cuidados, a mulher, se via menina envergonhada!
Não chegou ao ponto de os pais terem que escolher seu marido, mas soube que para tanto, seria exigente, e a opinião dos pais, não deixara de ser essencialmente importante.
Ela não se derrete com buquês de rosas, mas por um Girasol num vaso para ser cuidado, ela se desmancha.  Não se comove com elogios, é crítica, irônica e CHATA. Logo viu.
Mas abre um sorriso no canto da boca, por nada. Apenas por gostar do som do sorriso.
Além de descobrir o fato desta mulher possuir diversos amantes, cada uma com uma aparência distinta e principalmente, trazendo na bagagem, histórias e personagens incríveis: Os livros são a paixão dela, e um dia, Ah! Um dia, quando a sua casa tiver, ela terá sua biblioteca particular, onde dividirá cultura, poesia e narrativas para quem disposto estiver. 
Se sentiu Vasco da Gama, depois de tantas descobertas... Mas não precisava se sentir invasor, pois foi ela quem permitiu tal visita ao seu conto,e  até onde sabia, estava sendo uma visita agradável e surpreendente.
Ele a conheceu ali. Durante um olhar ele se viu no mundo dela, aquele que muitos julgam misterioso e incompreensível. E assim, se arriscou a quebrar o gelo que a envolvia internamente... sem ao menos ter a certeza do que receberia em troca.  Nada prometeu, apenas cumpriu. Fez acontecer. 

Ana Flávia Sousa Silva

2 comentários:

  1. "Ele a conheceu ali. Durante um olhar ele se viu no mundo dela, aquele que muitos julgam misterioso e incompreensível. "

    Sabe o que esse texto seu me lembrou?
    Da nossa última conversa no msn, e sabe flor como eu ja te disse, viva isso, sem medo, sem receios, se dê a chance de ser feliz totalmente.
    Seja feliz e nunca mude o seu jeito de ser "antiga" pra agradar ninguém!

    Permita-se!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Então flor, você têm sido essencial nesta fase!
    Tem me ajudado a entender cada sentimento oculto meu!
    Fico feliz que gostou!

    Beijos. (:

    ResponderExcluir

:)