ônibus

15:47 Ana Flávia Sousa 9 Comments



Costumo dizer que não dirijo até hoje, porque perderia minha diversão em andar de ônibus e poder ler por uma hora, sem interrupções. Mas, apesar de achar a oferta de transporte público aqui um grande absurdo, eu também gosto de andar de ônibus para observar as pessoas e a cidade. Hoje, Gabriel me leva no trabalho, pois chegamos lá em quinze minutos de carro enquanto gastava uma hora e meia de ônibus, então só estou voltando pra casa nele. Mas ainda sim, dá pra ver um bocado de coisa.

Eu sempre amei ver o pôr-do-sol e, enquanto volto do trabalho, que fica num dos bairros mais altos da cidade, tenho tido visões maravilhosas deste momento do dia. Aí, fico feito boba na janela admirando aquele céu que em minutos muda de cores infinitas vezes e nem paro pra fotografar, pra não perder nem um instante sequer. Eu olho pro lado, e o resto do ônibus continua alheio àquele cenário, as pessoas continuam com suas vidinhas, seus celulares, seus cochilos e fones de ouvido, como se nada estivesse acontecendo. 

Falando em cochilo, tem sempre aquela pessoa espertinha que finge dormir - mesmo que esteja na cara que está acordada, porque está mascando chicletes - para não te ajudar com suas nove sacolas e pastas e maquetes, ou então para não ceder lugar ao senhorzinho que tem que seguir viagem se equilibrando em pé. E é um exercício e tanto se equilibrar, porque os motoristas daqui pelo menos, dirigem os ônibus como se fossem aviões prestes a levantar voo a qualquer momento. Vivo cheia de roxos pelo corpo, devido a vã tentativa de me manter em pé naquele liquidificador, agora imagina um senhorzinho? Teve um dia até, que um motorista acelerou o carro antes de a senhora terminar de subir e se sentar e ela foi parar com as pernas pra cima lá na escada, um horror. 

Aqui no meu canto vejo a moça loira bonita fazendo uma selfie e enviando para alguém e invejo aquela autoconfiança. Ouço as meninas dois bancos a frente cantarolando músicas de Chiquititas e Carrosel, com direito a coreografia e gritinhos de amor. Enquanto aqui ao lado uma mulher grita com a filha no celular porque se chegar em casa e não tiver tudo limpo e comida pronta, ela não vai fazer nada, pra se virar se não o bicho vai pegar. Nota mental: nunca falar desse jeito com minha filha, nem com ninguém. Nunca gritar, principalmente em público.

Em uma viagem só, conheço um milhão de histórias, vejo casais se formando, amizades se desfazendo, venenos sendo jogados no ventilador e frustrações do dia a dia. Daqui do meu lugar, que geralmente é em pé lá no fundo, vejo um céu colorido e personagens dentro e fora do meu livro, que aliás, está ótimo, vou voltar a lê-lo. Tchau.

BEDA 30|31

9 comentários:

  1. Fico encantada em como você consegue enxergar a vida de outra forma, eu nunca prestei muita atenção no pessoal que está no ônibus, eu quase sempre entro coloco meu fone e viajo na maionese, mas quase nunca presto atenção no que acontece ao meu lado!

    Beijos amore

    ResponderExcluir
  2. Eu não curto andar de ônibus pelo desconforto, mas como gosto de observar as pessoas, o transporte público é ótimo pra me propiciar boas observações. Gosto de imaginar no que aquela guriazinha com uniforme escolar esta pensando, no porque a senhora esta chorando, gosto de ver os olhos de algumas pessoas brilharem. Isso rende boas prosas em versos e boas vivências.

    Beijos sumida.
    Ótima semana e viagens pra ti!

    ResponderExcluir
  3. entendo totalmente seu ponto de vista... às vezes me distraio da minha própria conversa pra ouvir a conversa dos outros. Gosto de observar pessoas em lojas, em restaurantes, no ônibus. Já perdi ponto do metrô pra saber o final de uma discussão. Pessoas são engraçadas de observar.
    Um ponto que discordo é que não suporto transporte público >.< pra mim já deu, e não troco o conforto do meu carro por nada. Ainda se tivéssemos transportes públicos decentes em SP, quem sabe? Mas do jeito que é hoje prefiro até ir a pé!

    ResponderExcluir
  4. Eu não consigo gostar de andar de ônibus. Quando ando, é porque preciso mesmo. Nunca gostei pelo desconforto. Mas tenho amigos com essa mesma perspectiva que você. Porém nunca entendi :/ Acho que é porque pra mim nunca foi interessante o fato de ficar observando as pessoas. Eu quando entro em um ônibus coletivo e posso me sentar, fico lendo meu livro e essa é a única vantagem. Tempo para ler. Mas quando fico em pé, passando pela mesma situação que você porque carrego a minha vida na bolsa/mochila, eu coloco o fone de ouvido e torço pra chegar logo no meu destino. Ônibus pra mim só é legal quando é de viagem, porque aí eu estou tranquila, com fones no ouvido e posso observar o horizonte, e o verde que cerca a rodovia. Disso eu gosto hahah Bêjo more!

    www.itszabella.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro andar de ônibus também. Observar as pessoas, a cidade, ler, ouvir música. Esse estar em movimento me faz pensar várias coisas.

    Muito legal seu texto :D

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  6. O ônibus que pego pra ir e vir do trabalho é bem tranquilo, e o percurso também não é muito longo. Assim como você, gosto disso porque posso ler sem problemas, viajar na maionese olhando pela janela ou só ficar observando as pessoas mesmo. Já vi cada coisa em ônibus - boas e ruins - que é incrível de pensar. Você mora em BH, né? HAHA, quando ando de ônibus aí, meu Deus, sempre acho que vou sair voando pela janela de tanto que sacoleja. Fazer o que se a cidade é cheia de sobe e desce?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu ando muito de metrô e aproveito pra ouvir música e ler algum livro. Quando voltava de ônibus da faculdade, eu adorava olhar a cidade a noite e ficar pensando na vida, hahaha.

    ResponderExcluir
  8. Que blog encantador, Nana, parabéns! Estou apaixonada por seus textos <3

    Eu sou da mesma opinião, até hoje não aprendi a dirigir porque eu realmente gosto de andar de transporte público, observar o mundo e ter esse tempinho pra ler, e ouvir minha música, tranquila. Já vi e ouvi todo tipo de história nos ônibus daqui de Guarulhos, e isso não tem preço, porque me divirto muito!

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto de andar de ônibus, na verdade, detesto. Porém não tem como não admitir: quando a gente anda de ônibus a gente vê muita coisa, tenho certeza que você já andou ao lado de alguém chorando no ônibus e pode nem ter percebido. Tem também aquelas pessoas engraçadas que você fica prestando atenção na conversa e tem de se segurar para não rir...

    http://exalandopurpurina1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

:)