Diário de Viagem

18:10 Ana Flávia Sousa 15 Comments

 Desde criança eu amo fazer colagens, de todos os tipos e pra todas as finalidades. Teve uma época em que até os gibis da Turma da Mônica eu recortei, para depois colar como se fossem adesivos nos cadernos - mamãe ficou muito satisfeita, obrigada. Na fase dos quinze anos, eram os cadernos pra presentear as amigas e ainda, inventava de decorar várias caixas de sapatos com recortes da Capricho, pra poder guardar qualquer coisinha. Em 2013 eu meu casei com o amor da minha vida (♥) e ganhamos de presente a lua de mel em Buenos Aires. A gente nunca tinha viajado juntos, eu nunca havia ido para algum lugar do tipo como turista e eu queria guardar cada detalhe daqueles dias. Resultado: dois álbuns montados, inúmeras fotos reveladas e um diário de viagem. Este último, foi a melhor coisa que eu poderia ter feito para guardamos tudo aquilo que nos levaria de volta à Argentina a cada vez que o olhássemos e é disso que quero falar aqui.Não sou nenhuma especialista no assunto e muito menos tenho talento para ensinar alguma coisa mas, se eu puder convencer alguém do quanto isso aqui é legal, já está valendo. 
Antes de viajar eu já sabia que queria fazer um diário de viagem, mas não sabia por onde começar e se eu faria na viagem mesmo, pra não esquecer de nada. É claro que isso não iria funcionar, porque a gente andava o dia todo explorando aquela cidade e quando chegávamos, mortos estávamos. Acho que só no terceiro ou quarto dia me lembrei do caderno e comprei um lá mesmo, em uma papelaria, mas continuei sem fazer nada nos dias que estava lá. Quando voltamos, organizei tudo que havia trazido, encapei o caderninho com tecido e resolvi que faria sim o nosso diário de viagem, mesmo depois de ter chegado. 

No melhor estilo de faça você mesmo, vou tentar ensinar como se faz algo parecido, por pura experiência própria e por ter amado o resultado. O que eu fiz em Buenos Aires e repeti na viagem pro Rio de Janeiro (que ainda não está pronto):

- Guardei TUDO que pudesse ser colado e ilustrasse os dias de alguma maneira: Passagens de avião, passagens de metrô, notas fiscais, guardanapos, entradas de museus, cartão postal, flor e folhas, notas e moedas de pesos e MAPAS (mapas são tudo nessa vida e dão todo o sentido do diário).
- Quando cheguei revelei/imprimi um milhão de fotos de vários tamanhos.
- Separei por dias as fotos e as lembranças (!!).
- Separei outros papeis coloridos e estampados e adesivos para decorar.

Assim, tudo mais ou menos organizado e já separado, fui colando tudo dia após dia e entre uma foto e um guardanapo, escrevia coisas das quais me lembrava daquele dia. Primeiro coloquei na capa um foto do nosso casamento, que foi o ponto de partida e depois o mapa de Buenos Aires, com a nossa localização, depois tudo vai se encaixando conforme a gente vai contando a história dos dias, até chegar ao último, com fotos tristes no avião e passagem da volta pra casa. Não tem regra, o negócio é começar e ir fazendo conforme as lembranças vão surgindo, como se fosse um diário/journal mesmo e da maneira que acharmos melhor. Eu demorei quase dois meses pra terminar, mas não tem uma foto que diz mais que o diário e que faz a gente voltar pra lá sempre que quiser.
À pedidos de Magadinhaquinta da saudade,  com uma das minhas maiores.  

BEDA 20|31

15 comentários:

  1. Aaaaai Nana, que coisa linda! Doida pra fazer o meu, e fiquei com dó de não ter feito da minha viagem à Salvador.
    Guardei tantas coisinhas e as fotos são tão fofas, que acho que vou fazer, mesmo depois de tanto tempo.
    Beijo bem exmagatorio, sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça meesmo pra ter uma foto minha! Rum!! srrsrsrsrs :*
      Invasão aqui nas respostas dos blogs alheios :p Nana Linda!!!

      Excluir
    2. Faça sim Magadinha, é bom demais lembrar tudo depois. <3

      Dêdê, linda!

      Excluir
  2. Que diário lindo! EU ja fiz algumas viagens com meu namorado, mas acredita que eu nunca fiz nenhum álbum nosso? Preciso fazer isso. Amei a ideia, ficou muito lindo!

    Um cheiro!
    www.vinteetantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, faça! Nem que seja o ´álbum, é diferente ter as lembranças fiscicas, não só digitais. rs

      Excluir
  3. Ai que coisammmm mais ♥ Fica tipo scrapbook *-* Acho a coisa mais divina <3 Só que eu sou tão sem paciência pra manualidades e DIY, que meu Deus do céu. Tenho meus diários antigos ainda, e acho que são a única coisa que chegam no pezinho de um diário de viagem mara como o teu. Aliás, você conseguiu me convencer que é divertido! Quem sabe não faço um quando fizer minha primeira viagem internacional? O teu ficou muito lindo, Aninha. Queria ser essa pessoa <3

    Boa noitemmmm bicha lianda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não tenho mão pra coisa artesanal Rê, mas do nosso jeito fica bom. O importante é guardar!
      Beijão.

      Excluir
  4. Nanaaaa!!! Que coisa mais linda é essa?! Quando eu for te visitar vc me mostra? rsrsrrsrs <3
    Que vontade de fazer um!
    Abraçooo apertado, Nana!

    ResponderExcluir
  5. Já falei que sou apaixonada por ele, e acho super massa!
    Eu acho muito legal quero aprender a fazer, esse seu ficou muito lindo e muito fofo, todas as fotos os detalhes <3
    Beijos amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Babi! A gente devia ter feito do encontro do assv. <33

      Excluir
  6. Adorei o resultado, Ana! Sempre que viajo penso em fazer um diário de viagem, mas acabo nunca fazendo. No fim, registro tudo no meu journal mesmo, colo algumas lembranças quando rola, e sigo em frente. Mas um dia com certeza vou fazer, já até sei quando.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho um journal, aí nem tem como ir colando. Mas quero muito começar um, pra organizar as ideias. hehe

      Faça sim, e me mostra depois. ♥

      Excluir
  7. Que lindo que eles ficam, Nana!!!! *-*
    eu tenho várias coisinhas guardadas para montar essas lindezas, mas acredita que nunca fiz? acho que não tenho dom nem paciência. Parabéns por fazê-los. Ficaram mais que demais.


    Beijos beijos beijos

    ResponderExcluir
  8. Ai que delícia de post!!! Eu sou MUITO apaixonada por journals e colagens, mas não tenho o empenho de fazer essas coisas. Quando era mais nova tinha mais disposição (também recortava os gibis pra colar nos cadernos), e tenho algumas agendas bem lindas e cheeeeeeias de recortes de revista, ingressos de cinema, fotos e essas coisas, mas nunca consegui concluir um projeto grande assim. Minha amiga me fez um scrapbook LINDO no meu aniversário de 15 anos e eu sempre folheio ele de tempos em tempos e me sinto um lixo por nunca ter dado continuidade ao álbum HAHAHAHA

    Mas seu post me inspirou bastante, acho que da próxima vez que eu fizer uma viagem bacana ou quiser registrar algo, vou tentar me dedicar um tantinho mais.
    beijos!

    ResponderExcluir

:)