sobre livros, pois é.

11:55 Ana Flávia Sousa 15 Comments

Eu gosto de livros e se você também gosta, provavelmente será o único assunto que moverá uma conversa entre a gente. Se você não gosta, provavelmente tentarei te convencer do contrário e nossa conversa será apenas sobre isso também. 
O novo Pra Todo Dia não mais ficará anos sem produzir um post sequer (Aleluia) e vezenquando, aparecerão umas tags legais aqui. (oba!). A TAG de hoje, chama Palavras Cruzadas, e foi criada pela Inês, mas eu vi no blog da Analu e depois pedi pelamordeDeus pra poder fazer aqui preguntei se podia responder, porque ela não tinha me indicado. Vi também no blog da Del e no da Anna, corrão lá. 
São quinze tópicos a serem respondidos e muitos demorei dias pensando a respeito, foi difícil lembrar e escolher apenas um para todos os tópicos.

1) Vox Populi (um livro para recomendar a toda gente):

Adquiri certo receio em recomendar livros às pessoas. Primeiro, porque eu me apaixono por livros demais por aí, de estilos diferentes. Segundo, porque nem sempre o livro vai tocar a outra pessoa da mesma maneira como me tocou. Já recomendei e presenteei “O Pequeno Príncipe” para amigas. Uma amou, a outra nemtantoassim. Aí fica difícil saber se eu sei mesmo, recomendar um livro.
Pois bem, ano passado li um livro incrível que já apareceu aqui inclusive, chamado Julieta. Nunca havia ouvido falar de Anne Fortier, mas estava na lista dos desejados e acabei ganhando de presente de aniversário da Maria Fernanda e já nas primeiras páginas, o livro havia me ganhado. Recomendo porque:
1. Tem os Romeo's. ♥ E só por isso o livro já valeria a pena. 
2. É um romance atual e um romance histórico, já que conta a história da Julieta dos tempos atuais e a Giulietta de 1300.
3. Tem suspense. Tem um caso de assassinato não desvendado.
4. É uma aventura: você não quer parar de ler porque a próxima página pode acontecer algo que vai mudar o rumo de tudo.

2) Maldito plágio (o livro que gostaríamos de ter escrito):

Todo Garoto Tem. Por um único motivo: A tia Meg provavelmente deve ter tido que ir à Itália para criar todo aquele cenário da viagem pro casamento da Hooly e do Mark e meu sonho é fazer uma super viagem de carro e ir conhecendo todas as cidades da Itália e os vinhedos e os castelos com o marido.

3) Não vale a pena abater árvores por causa disso:

Budapeste. Sim Chico meu amado Buarque. Dessa vez sua história não me pegou. Pior, não me fez sentir nada, nem raiva, nem amor. Eu não entendi o que você queria com aquela história e se alguém entendeu, por favor, me conte. Era melhor ter escrito outra música maravilhosa do que abater árvores por isso.

4) Não és tu, sou eu (um livro bom, lido na altura errada):

O Amor nos Tempos do Cólera. Sim, é Garcia Marquez. Sim, o mundo inteiro ama este livro. O problema foi que o peguei pra ler na época que estava prestando vestibular e minha cabeça não estava muito boa pra qualquer leitura. Peguei emprestado e devolvi ser chegar na metade e não lembro de nada que eu li. Espero que a altura certa chegue e eu consiga ler.

5) Eu tentei... (um livro que tentamos ler, mas não conseguimos):

Nárnia
Estou tentando te ler há quase cinco anos e, apesar de minhas amigas te idolatrarem, está difícil terminar a leitura. Acho que faltam uns três livros pra acabar com isso.
Sim, eu amo a Lúcia, mas poxa vida, acho que li na altura errada da vida. Deveria ter lido aos treze anos, ao invés de ler Anne Frank. (Não, não devia). Eu tentei e vou continuar tentando. Página 515 já...

6) Hã? (um livro que lemos e não percebemos nada OU um livro com final surpreendente):

Depois da escuridão, do Sidney Sheldon. O livro é ótimo, pra começo de conversa, te envolve de uma maneira que deixar a leitura pra mais tarde é impossível. A história é construída de uma maneira que faz a gente acreditar que já desvendou todos os mistérios do livro, até que: hã?. A gente solta um palavrão e fica sem acreditar que na verdade, tudo que a gente imaginou, foi por água abaixo. Na verdade, era o contrário daquilo. É DEMAIS este livro. 

7) Foi tão bom, não foi? (um livro que devoramos):

Descobri Sociedade Secreta graças à Pam, do Garota It, mas os livros são carérrimos e em época de submarino, pagar mais de $15 num livro é suicídio gente. Daí, comecei a ler em pdf e o livro me engoliu, comeu com angu, quiabo e farofa. A Amy é divertidíssima e você não quer parar. Comecei a ler em meio a monografia, pra me distrair e quando vi, já estava lendo o segundo da série, que por sinal fui obrigada a parar, pelo mesmo motivo citado acima: monografia. O mal da monografia. (Mas agora passei pro décimo (e último) período e tô de férias e vou terminar a série. E Nárnia).

8) Entre livros e tachos (uma personagem que gostaríamos que cozinhasse para nós):

Não é bem um personagem, mas nos livros de Percy Jackson e dos Heróis do Olimpo, há uma certa magia ali dos deuses, que tudo que cada meio-sangue gosta e quer comer, aparece na frente dele na hora da refeição. Quem não iria querer passar uma temporada lá no Acampamento Meio-Sangue só pra comer tudo que quisesse? (Falou meu lado baleia.)

9) Fast forward (um livro que poderia ter menos páginas que não se perdia nada):

Recentemente li O Jogo do Anjo, do Záfon e achei muitas páginas desnecessárias, sério. Achei uma volta enorme na história que não me explicou nada e continuo sem entender nada. Dizem que em O Prisioneiro do Céu a gente compreende O Jogo, e espero que sim. Mas sim, acho que umas páginas a menos não faria diferença nenhuma ali, acabaria mais cedo com a minha agonia. 

10) Às cegas (um livro que escolheríamos só por causa do título):

Aqui em Belo Horizonte tem várias lojas da livraria Leitura e e por azar sorte, quando me mudei pra cá, estudava em frente a uma.  Amor em Minúscula foi encontrado na banca da livraria destinada aos livros em promoção. Paguei $10 dilmas naquele exemplar com um gatinho na capa e com esse nome delicado e me apaixonei pela história, pela solidão do personagem e por seu desenvolvimento ao longo da história e, tudo, graças à chegada de um gatinho à vida dele. É fofo e lindo.

11) O que vale é o interior (um livro bom com a capa feia):

A minha edição de Orgulho e Preconceito gente, o que é aquilo? É uma edição de bolso com uma capa mole e com uma ilustração que parece pintura mal feita. Sério, preciso de uma edição novinha para guardar meu Sr. Darcy à altura. Aquela da Penguim é uma boa escolha, se alguém quiser me presentear e talicoisa. :p
E se o livro é bom? O melhor, apenas.      
12) Rir é o melhor remédio (um livro que nos tenha feito rir):
Eu poderia dizer que os livros que mais  me fizeram rir na vida foram os da Meg Cabot e que Megeuteamo eu só descobri isso ano passado- porque até então só havia lido a série A Mediadora (e Jesse, o fantasma de abdômen sarado )- mas não direi. 
O Projeto Rosie e seu maravilhoso Dom, com toda sua metodologia e seu aprendizado de dança e sexo em livros e esqueletos, ganhou meu coração todinho. Toda a evolução da personagem foi contada de uma maneira tão leve e engraçada, que conseguiu me arrancar enormes gargalhadas,  principalmente quando estava na aula ou no horário de almoço e não podia gargalhar. Sem falar que a capa do livro é muito amor nessa vida, gente.


13) Tragam-me os Kleenex, faz favor (um livro que nos tenha feito chorar):

O menino do Pijama Listrado. Este poderia entrar no item livro que devoramos, porque o li numa sentada, mas gente, a inocência do Bruno em relação à amizade com Shmuel e o trabalho do pai diante dos judeus, é chorável demais. E aquele final gente, pfvr, tragam muitos lenços porque foi demais pro meu coração de manteiga. 

14) Esse livro tem um V de volta (um livro que não emprestaríamos a ninguém):

Todos. (oi?) A maioria dos meus livros eu só empresto para quem:
1. For extremamente cuidadoso.
2. Realmente vai ler.
Quantas vezes a gente empresta um livro e o amigo fica passeando com ele na bolsa - leia-se: "amassando ele na bolsa" -  e não lê?  Se é pra amassar, que seja lendo, pelo menos, uai. 
Mas acho que um que não emprestaria a ninguém, ninguém o "10 años de Mafalda", que o marido lindo me deu na lua de mel, em Buenos Aires.  É em espanhol e é da Mafalda gente, pfvr. 

(Agora poderia acrescentar também a edição maravilhosalindafofa da Mary Poppins, da Cosac Naify ilustrada pelo deuso Ronaldo Fraga, que li essa semana. Joguem no Gúgou  ou cliquem  no link para verem e babarem, é demais)

15) Espera aí que eu já te atendo (um livro ou autor que estamos constantemente a adiar):

Dom Casmurro. Sim. Machadinho. 
Acho que li quando era mais nova, mas não lembro de nada - ou quase nada e ano passado ganhei ele, numa edição antigássa, de capa dura e folhas amarronzadas - porque de amareladas, já passou um bocado. Tô adiando porque sempre tem um  na frente. Mas vou fazer aquele tal do potinho de sorteio pra eu parar de escolher tanto na hora de ler e finalmente, dar uma chance ao Machadinho. 

Até porque, troquei no sebo Helena   - porque terei uma filha com este nome lindo, sim senhor Gabriel, Amém. - e preciso lê-lo também. 


É isso! Amei responder essa TAG 
e vou indicar  pra Lulu, pra Fê ,
pra Magada e pra Babi. (Ufa!) 
E quem não indiquei e quiser fazer, 
só dar os créditos pra Inês. :D 

Beijo :*

15 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I! Muito boa essa TAG Nana, e eu fui respondendo ela mentalmente (alguns tópicos) vou preparar o meu post pra poder postar. Acredito que vai ser um pouco complicado mas bem gostoso de responder! Apesar de que esse ano a minha situação com livros está vergonhosa =/
    Mas amei a indicação! Obrigadaaaaa
    Beijos meu bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo Babis! É bom pra gente pensar no que anda lendo e nos gostos em comum! Além do que ver o que adiamos tanto ler... e precisa ser lido. rs
      Minha meta das férias é terminar Nárnia!
      E não tá vergonhosa não sá, é que vc teve um semestre conturbado, só isso! Já já se ajeita. :D

      Beijos, lindona. ♥

      Excluir
  2. Gostei da TAG.
    Quem sabe um dia eu anime a respondê-la!rs
    Estou lendo bem pouco esse ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim Ari! Movimenta o blog e faz com a gente te conheça melhor!
      Esse ano tu leu poucos, nos outros não. ;)

      Beijo.

      Excluir
  3. Já tinha feito meio comentário DUAS VEZES e perdi. Mas vamos lá!
    Amei que você fez o meme e que citou Todo Garoto Tem, porque esse é meu MegCabot favorito! <3
    EU li O Prisioneiro do céu antes de ler O jogo do anjo. Não entendo direito qual é a ordem desses livros, mas achei que fosse essa e li assim, e não me arrependo não. Acho que o Prisioneiro do céu deixa em aberto mistérios que são respondidos no Jogo do Anjo, por exemplo. Mesmo assim, achei que o final ficou mal explicado e que ele podia sim ter umas páginas a menos.
    Fiquei curiosa para ler esse Julieta.
    E te indico Sophie Kinsella para rir hororres enquanto lê ;)
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo Garoto Tem é muitamô nessa vida Ana! ♥
      O melhor e mais divertido da Meg mesmo. E de quebra, o cenário é a Itália. Aiai.

      AMO Zafón, mas juro que não o entendi nesse livro.
      A Sombra do Vento teve final. O Jogo do Anjo não teve e terminei de ler com a sensação de que eu era idiota e não entendi o livro. :/ Quando o trauma passar eu leio O Prisioneiro.

      LEIA JULIETA! É demais, demais.

      Morro de vontade de ler Sophie. Vou procurar pra ler na biblioteca, porque comprar, este ano, estou proibida.

      (mas ganhar pode MÃÃÃÃE!!!)

      Beijo sua linda, ♥

      Excluir
  4. Melhor tag, melhor tag, melhor tag.

    (ops, me empolguei!)

    ResponderExcluir
  5. Nanaaaaaaa, agora que vi que tu me indicou. Vou fazer pra ontem. :D
    Quando fizer, mostro a tu.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. E tem coisa melhor do que falar de livros? Não, não tem e as melhores conversas surgem daí.
    Nunca tinha ouvido falar desse Julieta e geralmente não leio romances históricos. Mas parece uma premissa interessante. Vou dar uma pesquisada nele.
    Nunca li Todo Garoto Tem, mas falou em viagem pela Itália? OPA, já tô lá.
    Nunca li uma linha elogiosa sobre Budapeste. Sobre nenhum dos romances do Chico, diga-se de passagem.
    Também parei de ler Nárnia, mas foram por motivos práticos. Na época eu peguei o ritmo e tava lendo bem rápido. Agora ganhei meu próprio exemplar e preciso pagar a dívida de anos.
    Acredita que eu parei Sociedade Secreta no segundo livro? Quando comecei a ler só o primeiro livro tinha sido lançado no Brasil e a lerdeza pra sair o resto acabou me desanimando. Quem sabe um dia termino?
    Vivo prometendo pra Analu que lerei Záfon, mas nada de pagar a dívida.
    Orgulho e Preconceito é um livro muito injustiçado pelas editoras. A quantidade de capa feia que esse livro já ganhou é uma espécie de crime. Mas em compensação, as edições da penguin ♥ ♥ ♥
    Provavelmente lerei O menino do pijama listrado esse mês. Chorarei? Não há dúvidas.
    E olha, acho que você vai gostar muito de reler Dom Casmurro. É um livro incrível no momento certo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem coisa melhor mesmo Milena!
      Leia Julieta, pelamordeDeus. <3 <3
      Todo Garoto Tem e Itália, muito amor.
      Gostei de Leite Derramado do Chico, mas Budapeste,pfvr, me dêem um tiro. :/
      Faltam DOIS INFINITOS livros pra terminar Nárnia. ME amarrem. Não aguento mais. :/
      Tô meio empacada no segundo de Sociedade Secreta, mas é uma série bem legal! Vamos terminar de ler comigo. :p
      Leia Zafón, porque o cara é dos bons. ´Serio.
      Orgulho e Preconceito é dos mais judiados da história mundial, concordo plenamente. hahahahahhaha
      Chorará sim com o O menino do pijama listrado. Aiiin. <3
      Minha mãe pegou ele comigo essa semana pra ler. (dó de vocês).
      Lerei Dom Casmurro. Prometo.

      Beijão. :*

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sweet Nana, Heleeeeeeeena <3
    Nossas Helenas serão tão lindas! Qual livro Helena você vai ler?

    Amei responder essa tag e mais que tudo, lembrar de alguns livros, e pensar mais sobre essa paixão.
    Dom Casmurro é amor! Sidney Sheldon é demais! E eu tenho uma versão de Orgulho e Preconceito que adoro. Depois te mostro.

    Beijo minha queridoca! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, do Machadinho Magadinha. <3

      Vou correr lá no seu Psico pra ver suas respostas! Curiosa.
      Me mostra a sua versão de Orgulho e Preconceito, pfvr. Preciso ver se há esperanças nesse mundo.

      Beijo grande, :*

      Excluir

:)