vezenquando,

16:06 Ana Flávia Sousa 14 Comments


Vezenquando começo um texto assim. "Vezenquando" isso, "vezenquando" aquilo e quando se vê, passaram-se tantos quandos nessa vida e eu só pisquei. Uma vez.  Disfarço meu pessimismo com a fé que tenho e creio e oro e rezo e peço minuto a minuto pra que tudo adoce e seja terno. Amanhã, no pôr-do-sol, quando as nuvens se pintarem de vermelho-alaranjado-azul-corderosa-e-amareloouro, quando as orações parecem ser recebidas lá em cima e a lua vem, e sorri, como quem diz "Continue acreditando". Aí agradeço. Anoiteço. Enobreço. Engrandeço. 

Vezenquando me sinto forte, me sinto porto-seguro de mim mesma e começo a acreditar que tudo, no fim, de verdade, dará certo e me permito a não chorar de medo, de angústia, de covardia. Me dou um tempo, uma folga. Respiro.

Mas vezenquando, acontece de eu ficar miúda, miniatura de gente grande e um potão grandão de contradição. E aí choro por fora e por dentro, e de fora pra dentro e sempre e todo momento e, vezenquando, é custoso sair um sorriso, porque dói ter medo de fracassar, dói ter medo de amanhã, ser chuva e o pôr-do-sol vivo, ficar pra depois. 


Vezenquando sou ansiosa e quero tudo pra ontem. Vezenquando que acontece vezemsempre demais.

Vezenquando encontro um dente-de-leão no asfalto e assopro metade e faço um pedido ("Que seja doce! - peloamordeDeus") e guardo o restante, num livro-amor da estante. E vezenquando assim, sorrio sincero e acredito sincero e fechos os olhos e...passou.





Ainda bem que tpm 
é só vezenquando. ;)

14 comentários:

  1. Ahhh que delícia de texto.

    Vezenquando me dá esse medo também. De não tá fazendo o suficiente, de não estar fazendo nem metade. Vezenquando sinto que deixei minha felicidade pra segundo plano, e que pegá-la de volta é meio tarde demais. Mas vezenquando acredito que fé em Deus, um sorriso no rosto e bons amigos na cola é tudo o que preciso, e é tudo o que quero nesse momento.

    Beeeeijo super doce.
    Linda! ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom seria se as nossas certezas e convicções nunca fossem esporádicas. Mas essas nuances emocionais nos ajudam a valorizar os momentos que estamos mais fortes.

    Seu jeito de narrar é único e isso faz toda a diferença na veracidade da escrita.

    ResponderExcluir
  3. Passam tantas sensações. Vão e vem. Isso é o bonito. O de algumas vezes sermos outras não. Faz parte da natureza humana essa flutuação entre o bom e o ruim, essa falta e a a abundância. A vida e suas emoções cíclicas. Elas nos ensinam tanto. Vezenquando sim, vezenquando não rs

    É uma pena que você escreva aqui vezenquando. Porque é encantador teu escrito.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. O lirismo do texto é de encher os olhos... assim como a autora de uma maneira geral.
    É nessas horas que eu queria tanto que estivéssemos perto para podermos trocar forças nos momentos de fragilidade. Ou mesmo, nessas horas de TPM que nenhum homem entende, que a Dani pudesse te ouvir enquanto eu fosse beber uma cerveja com o meu amigo Gabriel.
    De todo modo, o simples fato de termos estado juntos este ano - e num momento tão especial - demonstra que a vida é pra frente, é pra cima, é pra sempre e talicoisa (só pra combinar com vezenquando).

    Beijo, minha amiga!

    ResponderExcluir
  5. Sabe, o gatinho tá certo, as vezes é bom só observar. Somos todos mesmo assim, fortes e frágeis ( uma coisa de cada vez, ou não), e é normal ser assim mesmo.
    É bonito de ver, que devagarinho o que está fora do lugar vai ficando em sua devida ordem e a vida segue mais colorida, mas enquanto isso parece não acontecer é quando bate uma agoniazinha lá dentro do peito dando a entender que nada mais tem jeito, mas moça, é bom ter fé, como você mesma disse lá em cima, e daí tudo vai se ajeitando e os dias com sol e arco-íris tornam a aparecer.
    Abraço!!! \0/

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre me deleito com as tuas palavras, Nana, porque mesmo de tpm você é doce docinha. Esquecendo um pouco da vida e pontuando só a literatura, esse texto eu favoritei e ainda grifei na lista dos mais favoritos ever. Tá com uma doçura melancólica e triste, mas cheia de fé, sabe?

    Minha mãe diz que a pessoa mais forte é aquela que sabe desmoronar vezenquando. Porque vezenquando é preciso desfazer aquilo que tá mal feito, é preciso demolir aquela paredinha torta e voltar à construir, mais forte, mais bem feita, colorida de forma que não seja preciso refazer outras vezes. A gente cresce quando cai. A gente fortalece quando se desmancha, porque se permitir desmanchar e permitir chorar e confessar que, vezenquando, bate aquela vontadezinha de sumir, de ter medo, é coisa de gente forte que sabe o que faz.

    Eu te deixo um upaaaaaaaaaa bem imenso. Um beijo bem docinho na ponta do nariz. Um dente de leão assopradinho aí pras Minas Gerais e peço e repeço milhão de vezes: que tua vida seja doce, menina. Que tua vida seja linda e mágica e abençoada, porque você está no topo da lista das pessoas desse mundo que merecem.

    Xêro meu,
    Fê.

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que vezenquando você tá assim, porque é lindo sentir essa humanidade sua. Só se coloca tão de dentro pra fora assim, quem tem coragem. E coragem é uma coisa que nem sempre a gente tem. Vezenquando ela vem. ;)

    Amei, meu bem.
    Beijo grande!
    :*

    ResponderExcluir
  8. Vezenquando eu desmorono. Vezenquando me vem uma força até então desconhecida.

    Vezenquando me conheço um pouco mais.

    ;)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  9. Que lindas palavras.
    Vezenquando eu me abandono sabe? Aí depois preciso ir me buscar, me pegar pela mão e me levar de volta para um lugar seguro.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Vezemquando todo mundo passa por momentos assim, de no mesmo tempo que esta sorrindo esta chorando, de ter medo de tudo.
    E de vez em sempre eu sou super ansiosa e quero tudo pra ontem! Haha
    Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Lindo , Ana. Vezenquando todos nós queremos ser nós mesmos, gritar, chorar, sorrir, sair sem dizer prá onde .Sermos simplesmente nós vezenquando. adorei o texto.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Sabe Ana, é uma das coisas que mais peço na vida. Todo dia, praticamente, quando acordo. "Por favor, meu Deus, que seja doce, por favor!". Não é sempre que meu pedido é alcançado... mas vezenquando acontece. rs!

    ResponderExcluir
  14. Vezenquando eu começo meus textos com vezenquando também. E soprar dentes de leão faz parte do meu cotidiano, assim como desejar 'que seja doce'. Adorei o post e o blog. Beijos!

    ResponderExcluir

:)