Fraternalmente amor.

14:52 Ana Flávia Sousa 26 Comments


"Menina, vou te guardar comigo."

Sempre sonhei muito, vivendo num universo paralelo que só criança pode inventar. Quis companhia, que demorou anos pra chegar. A irmã caçula ainda frágil não podia brincar. Quis protegê-la, desde sempre e para sempre. Incorporei uma adulta responsável pela mais nova vida que encantava nossos dias, quando tinha apenas oito anos vivido. Assessorei todo o cuidado que tinham para com ela, buscando acumular aprendizado na bagagem. O bebê cresceu, andou, falou: 'nana' e meu instinto (ir)materno se fazendo cada vez mais presente. Ela passava mais tempo sob o meu zelo e então, fui me achando no direito de educá-la também. Fui grossa, ríspida e extremamente exigente com uma criança recém saída do berço, que mal aprendeu a falar direito, que ainda pedia pra ‘polucar o bu’ (procurar a chupeta/bico) e que me via como inspiração. Hoje, depois de tanto tempo, vejo-a crescida, quase mulher e me arrependo de tantas coisas feitas, ditas e omitidas. Eu poderia ter sido mais carinhosa e menos ditadora, mais companheira e menos irmã mais velha. Cometi erros graves quando pensava que nossa criação deveria ser a mesma, que nossa personalidade tinha porque tinha que ser a mesma, não foi e nunca será. Na maioria das vezes, adquiri o título de irmã-chata-que-só-pega-no-meu-pé e cheguei a ouvir dos pais, tios que não a amava por isso, mas claro que não era verdade. Eu a amava com todas as minhas forças, e amo. Amo a menininha que quase se afogou, antes de eu entrar na água sem saber nadar e a salvei. Sou apaixonada com a convicção com que ela trata as coisas na vida, mas brigo pra que ela diminua o tom, não responda, saiba ouvir mais, sente direito (igual mocinha), respeite a opinião, respeite as ordens, respeite os pais. Temo que ela vá sofrer um dia, as pessoas são muito cruéis quando querem. Hoje, sinto tantas saudades. Deveria ter brincado mais de ser irmã e deixado este lado materno um pouco de lado. Deveria mesmo ter sido menos rígida e mais leve, mais compreensiva, mais amiga. Deveria ter valorizado mais aqueles momentos que só criança tem, inéditos.  Eu poderia ter tido mais paciência com as vezes que fora malcriada, deveria ter conversado e não gritado. Gritei muitas e muitas vezes, e se preciso, ainda grito, grito amor por trás de tudo isso. É cuidado, é zelo. É medo de não prepará-la pra vida, esta que nem eu sei como age. Agora, busco ser a amiga mais velha, pra orientar, pra conversar, e pra acima de tudo ouvir. Agora, sonho com essa amizade, sonho com esse amor tão real, tão verdadeiro, tão nosso.  Essa princesa, foi meu maior e melhor presente, melhor do que eu esperava baby.
 

26 comentários:

  1. Ai que lindo, Ana! Também tenho uma irmã mais nova e sei bem como é. Nós, irmãs mais velhas, nos sentimos quase responsáveis por educá-las também. E, se muitas vezes parecemos ditadoras, rígidas, grossas e chatas, é tudo amor mesmo.
    Achei tão amoroso esse texto, amei, amei, amei!
    Beijos, guria. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho sorte de ter uma irmã mais nova, ela tem olhos de quem quer atenção, e por maior sorte nasceu no mesmo dia que eu, ganhei ela de presente no dia do meu aniversário, quando digo isso quase ninguém acredita de tão perfeito que é.
    Ela é terrivelmente esperta e adora dizer que não a amo que o que sinto por ela é obsessão, de tanto que cuido, mas é assim mesmo é amor haha
    Lindo texto, amei!
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  3. Lindo o teu texto, Ana, lindo!

    E te digo uma coisa : não me agrada a ideia de pais e irmãos deixarem de ocupar seus "postos" de pais e irmãos pra serem apenas amigos, sabe? Amigos teremos a oportunidade de fazer pela vida toda, muitos até, se assim quisermos, mas pais e irmãos são únicos, têm o direito e a obrigação de exercer seus papéis nas nossas vidas.

    Portanto, acho que tu agiu certo com a tua irmã, amando e protegendo como só os irmãos sabem fazer.

    :n

    Beijo grande, grande, lindona!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, deve ser tão bom ter irmãos... *-*
    Sou filha única, desconheço esse sentimento lindo, embora tenha irmãos na amizade.
    Adorei, Aninha! Mas não se arrependa do que fez por ela, já que fez por amor. Esse foi o seu jeito de tentar prepará-la para o mundo, o que importa é a intenção linda que teve e sempre terá!
    Um beijo, minha amiga mineirinha linda!
    Saudades de você, menina!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. « É cuidado, é zelo. É medo de não prepará-la pra vida, esta que nem eu sei como age. Agora, busco ser a amiga mais velha, pra orientar, pra conversar, e pra acima de tudo ouvir» Me integro tão bem nas suas palavras, revejo-me em toda essa força, todo esse amor escrito. Também muito arrependimento rondou por aqui naqueles tempos em que fui mais ríspido e "mau" mas apenas estava a protege-los (meus dois irmãos) e a verdade é que eles com certeza nunca se sentiram assim. Talvez um pouco colocados de parte ou talvez achavam que eu andava sempre atrás mas é amor de irmão. É mesmo assim, um tudo de nada ou um nada com tudo. Gostei muito daqui. Um enorme beijinho *

    ResponderExcluir
  6. Adorei tua reflexão . A gente às vezes sufoca e exige demais de quem amamos, mas o importante é deixar claro que é Amor .
    E você deixou (:

    ResponderExcluir
  7. Com certeza esse seu cuidado todo, é amor, é zelo.
    E sei que todas as vezes que tu chamou a atenção dela foi por amar demais e não querer que ela sofresse. E sei também que no fundo ela entende isso, sabe que é pro bem dela.
    Você tem que mostrar esse texto pra ela, ficou lindo demais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Promessa feita, é promessa cumprida! Eu disse que ia vim aqui né? Agora as coisas se acalmaram e o tempo pra se fazer o que gosta é garantido!
    Confesso que fiquei com uma "invejinha" boa de você,rsrsrs, tenho irmão e sempre quis ter uma irmão! Pensei que com uma irmã seria tudo diferente, tipo como você falou, mais companheirismo, mais segredos compartilhados. Amo meu irmão, mas você me entende né?!
    Muito lindo o amor que você tem por ela e super entendível esse "não amor" que as v
    vezes as pessoas acham que não temos!
    Linda fica bem e saiba que sempre to aqui torcendo muito por você!
    Beiijos e boas ferias! Bem merecidas né?!

    ResponderExcluir
  9. :f Te Amo ana =D

    Maninha aki

    ResponderExcluir
  10. Que bonito, Moça! E como são significantes essas declarações do coração...coisa linda!
    A gente ensina e aprende ainda que na adversidade.
    Bjo e aproveitando...um natal cheio de harmonia e luz pro seu coração e seu lar!

    ResponderExcluir
  11. Menina, como tá LINDO o Pra todo dia! Adorei, adorei adoreeei. Bom, irmãs. Saí de casa, e acho que uma das coisas que mais sinto falta é a Alícia no meu pé de noite pra brincar de Barbie ou simplesmente dormindo. Faz falta! Amei o texto, até me emocionei um bocado. Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Que lindo. Tenho irmã mais velha e sei como funciona essa relação. Eu por vezes sou mãe dela, irmã, amiga, filha. Como irmã mais nova, posso te dizer que gostamos de confidentes, de que emprestem roupas pra festas, de contar o que a mãe não sabe. Eu e minha irmã temos 8 anos de diferença também, mas conseguimos ser super amigas. E acho que todo o seu zelo tem uma razão, que nem sempre a outra entende.
    Beijões, saudade de você lindona.

    ResponderExcluir
  13. Lindo Ana Flávia... E que presente...

    Feliz Festas pra vc!!!

    ResponderExcluir
  14. Aninha, entendo com todas as letras e coração suas bonitas e sábias palavras. Amo incondicionalmente minha irmã. Amo de uma forma que chega a doer... Mas amar é bom. Sentir dor de amor também é bom. Melhor a dor do amor do que qualquer outra dor (do desamor, da tristeza, da saudade, da...). Abraço apertado.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo Ana Flávia, olha você realmente está indo no caminho ceerto. Eu também amoo a minha irmã.

    Queriida eu vi teu blog no da Luna Sanchez e resolvi te visitar. Só que adorei tudo por aqui e já estou seguindo. O teu blog é de uma fofura só viu?

    Beijoos ;)

    ResponderExcluir
  16. Oi! vim passear e pescar leituras...rs...bjinhos pra vc!

    ResponderExcluir
  17. Muito legal!! Meus parabéns por esta princesa e pela forma que tem lidado com as coisas...

    []s

    ResponderExcluir
  18. que lindo ana! :')
    Ei, já sigo seu blog e adoro, o layout é incrível e você escreve muito! Da uma visitinha no meu e se gostar segue? Me ajuda a chegar aos mil seguidores antes do segundo aniversário do blog? por favor por favor por favor , tô contando mt com vc ><

    Obrigada
    bejus
    http://laialisafa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Aninha! Que saudade, menina! Bem que notei sua ausência por lá, e também no teu próprio blog!
    Deixo aqui meus votos (atrasadinhos, mas sinceros, rs) de um 2012 cheio de ternura, Deus no coração, muito amor e paz, porque acho que com isso fica tudo bem! Volte logo, doce mineirinha, e fique sempre bem!
    Ah, e também não sei ao certo qual é o problema das atualizações do meu blog! Já notei que não estão aparecendo, e não sei o que fazer! :s Vou fazer uma pesquisa sobre o problema...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ah, quanto amor! :)

    http://amar-go.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Queria sentir esse gostinho de ter uma irmã. Sou filha única, poxa. ):
    Seguindo seu cantinho lindo!
    http://eppifania.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Você fez o que achava que era melhor, não precisa se culpar por isso. O que importa mesmo é que você a ama.

    ResponderExcluir
  23. Ahhh sonhar faz tanto bem, nunca deveriamos perder essa criança que existe dentro de nós pq só ela sonha assim!!!

    beijos adorei o blog, te convido a conhecer o meu beijos

    ResponderExcluir
  24. Own <3
    Que texto lindo. Não tenho uma irmã mais nova,mas, deve ser muito bom ter uma pequena pra gente ajudar a criar e cuidar =3

    p.s.: estou seguindo

    ResponderExcluir
  25. Aninhaa, tô sentindo sua falta! :( Some não, flor!
    Tô ansiosa pra ver mais um texto lindo nesse blog, saudades dessas palavras tão lindas e desses temperos que enchem nosso coração de doçura!
    Beijos, mineirinha querida! *-*
    Fica com Deus sempre!

    ResponderExcluir
  26. Ana Flavia que coisa linda *-* Eu amei teu blog, estou seguindo!
    http://fazdecontatxt.blogspot.com

    ResponderExcluir

:)