um café e um minuto.

10:00 Ana Flávia Sousa 21 Comments



Se a pressa é inimiga da perfeição, minha vida é o diabo a quatro de tão desprovida de sintonia que é. Metade de um ano já foi dormir nas profundezas da memória e as horas do meu dia agora simplesmente botaram na cabeça que precisam treinar maratona, de tanto que correm. Ando carente de instantes dando sopa. O tempo de um banho demorado, para o corpo se renovar. Um momento reservado único e exclusivo para que a leitura de um livro se complete e o fim da história de revele. Um atraso no relógio para um chamego a mais no namorado, para que os pés de mantenham um pouco mais aquecidos. Um fim de semana de quatro dias para que a alegria de estar perto da família dure um momento a mais. Quem sabe algumas horas disponíveis para se dedicar a irmã mais nova, que anda sentindo sua falta? Se me dessem quinze minutos, seria o tempo de uma máscara capilar, para os cabelos se mostrarem deslumbrantes. Nem correr mesmo, ali na Praça da Liberdade, não tenho tempo. Nem parar pra desesperar e chorar com tantos afazeres, estou podendo. Careço de um tempo de uma conversa fiada com os amigos, palavras ao vento. E verdade seja dita, doze horas a mais por dia ajudaria a efetuar os projetos acadêmicos mais brilhantes, e poupava um pouco dessa de dizer que não temos talento. Temos muito talento sim, o que nos falta é tempo. Não me falta amor. Não me falta querer estar perto. Não me falta vontade de ajudar o amigo. Não me falta bom humor. O que me falta é um relógio que ande num compasso menos frenético.
É o mal desta era totalmente fast! Hoje, o macarrão é instantâneo e vem em copo e fazer amor, virou a rapidinha. Amigos estão ali, atrás da tela do computador porque não temos tempo de sair de casa, pegar um ônibus e ir vê-los. Celular? Aparelho eletrônico criado pra matar saudade. É a era em que muita gente só se importa em ter muito dinheiro na conta bancária e se esquecem de guardar valores na dispensa da vida. Porque o tempo de hoje, é dinheiro.
'Melhor perder um segundo da vida que a vida num segundo', dizia Vovó'Dete antes que seus filhos entrassem no carro rumo às cidades aonde moravam. Se hoje ela estivesse aqui eu pensaria, mas não lhe diria que 'Ninguém tem mais este segundo pra perder Vovó'. O mundo está constantemente com status de ocupado! Batalhando. Correndo atrás do relógio para conseguir realizar tudo bem feito e no prazo certo! E na visão dos conhecidos, seu status é o de sumido. É assim, há certos objetivos na vida que nos impõem certas condições e o fim da vida social é uma delas.  
 Não há no dia, um milésimo de segundo sequer ocioso. E não venha me dizer que não faço nada das duas às seis da manhã, porque faço sim. Ando ocupada sonhando que posso descansar depois de um dia cheio. Ando sonhando que um dia essa correria será recompensada. Uso este tempo pra colocar a cabeça no pause, pra não ser a pessoa mais lerda do mundo no dia seguinte. Talvez seja um pouco complicado de entender, mas há algumas necessidades pessoais que estão gritando por um pouco de atenção, e dormir é a maior delas. Egoísmo? Talvez. Eu só gostaria muito, se não for pedir demais, de ter aquele momento pra chamar de meu. Mas esta recompensa anda mais concorrida que Mega Sena de fim de ano. Este outro, que está quase aqui.
E seguimos a caminhada em busca daquele tão falado lugar perto so sol, dia após dia fazendo tudo numa inércia só. Desenvolvendo habilidades de fazer mil e uma coisas no mesmo minuto e ainda estar bonita, apresentável; mantida por um só combustível: o café. Extra-forte. Um tic-tac incansável na cabeça e a lista mental de afazeres diários recebendo um X de tarefa cumprida a cada segundo. Sem contar que ainda tem aquele coelho branco com seu relógio de bolso na mão me avisando desesperadamente do meu horário, sempre atrasado. 

Salve, salve o grande poeta Cazuza porque o tempo: " O tempo não para".
http://www.youtube.com/watch?v=7AkEQM9AdEY



O texto está um pouco grande, desculpem. Um obrigada especial pra Luh, que se identificou com o escrito antes mesmo se estar finalizado. :*


 



Ana Flávia Sousa Silva

































21 comentários:

  1. Senti falta de passar aqui este fim de semana!
    Gostei do que li e a frase do Cazuza resumiu tudo, muito bem! :)

    Beijos e bom dia, flor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito.
    Cazuza eterno rei! *-*
    Só uma pergunta, foi você que fez o teu layout ou encomendas-te?

    ResponderExcluir
  3. Lindona! Tempos que EU andava sem tempo de vir aqui. A vida tem chamado mesmo, né? Sei bem como é! A pressa anda maior do que nunca, e a respiração, consideravelmente ofegante. Necessário. Porém, vai que tudo para? Ou desaba? É bom que a gente mantenha o pique em dia e a vontade de viver assim lá em cima, antes que surte. Amei o texto, cada vez melhor e melhor!
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Primeiro: seu cabelo já está deslumbrante sem mascara de 15 minutos. Segundo: realmente é impressionante como estamos em times iguais. Eu quero tanto, na verdade, preciso tanto de um tempo pra poder chamar de meu, mas essa vida num deixa.
    Mas a vida cobra e a gente tem que crescer, como diz o Nx Zero,rs.
    Cada vez mais encantada com seus textos!
    Seu blog foi um achado valiosíssimo pra mim!
    beeijo;*
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, preciso te dizer que te acho linda, mesmo com o tempo correndo, tu tens uma beleza natural que encanta e por ser tão querida, fica ainda mais linda. Enfim, esse texto é nosso, não é mesmo? Corremos de salto alto, comemos as pressas, absorvemos muita informação torcendo pra não ficar totalmente louca. Adorei o texto, porque meu sofrimento com o relógio está aí, exposto. E que alguém coloque esse coelho em uma jaula pois cansei dos atrasos e das correrias, um café, um amor e uns minutos no meu dia, POR FAVOR. Beijão amada.

    ResponderExcluir
  6. Muito fofo seu cantinho! E não foi só a lu que se identificou não! hahha

    ResponderExcluir
  7. Olá Ana Flávia... Adorei o layout do blog, alegre e sutil...
    e do mais, aodrei o texto e ri em várias partes, pq eu tbm corro tanto que as vezes nem sei onde é que eu estava mesmo indo... rs

    òtimo ótimo, longo mas SUPER vale a pena.


    Um beijo (:n)

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana Flávia! Você descreveu exatamente como me sinto tb... Não tenho tempo pra nada e as vezes gostaria de morar no século passado e viver como nos livros de Jane Austen, onde as jovens tinham tempo de dar longos passeios e horas para fazer os cabelos... ai ai... Eu fico feliz se penteio os meus... rsrsrs Mas se a gente não acompanha o rítmo de hj em dia somos atropeladas pelos acontecimentos, então não tem escolha... correria, bom tenho que parar de escrever aqui pra limpar a casa, terminar o almoço e buscar meu filho na escola, sim tudo agora...
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia mal temos tempo de respirar, né? Mas as coisas sempre acabam compensando, uma hora ou outra. Embora que muita gente corra o tempo todo sem nem ao mesmo saber para onde.

    beijos, coração.

    ResponderExcluir
  10. O tempo realmente é cruel, precisamos nos desdobrar em mil para dar conta de tanta coisa e ainda arrumar uma fração de segundo que seja para ser feliz, estar com quem amamos, fazer um carinho a mais na pessoa amada, como bem disse.
    Perfeito o texto, Aninha.
    Estava com saudades, ainda bem que postou! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. É...a vida moderna é desse jeito mesmo. Somos são ocupados que não notamos aquelas pessoas que precisam da nossa atenção.

    Estou seguindo o seu blog. Adorei o layout.^^

    ResponderExcluir
  12. Tô em casa há tanto tempo que nem sei mais o que é correr, tenho tido tempo pra me conhecer, viver bem devagar o que tenho, mas sei que uma hora tudo isso acaba. Aí o relógio grita, a vida bate a porta e exige da gente disposição, espero estar preparada, mas já preparo os cafés pras noites em claro que virão com a faculdade rs

    Adorei seu texto, me lembrou de aproveitar enquanto tenho tempo, de não deixar ele passar sem perceber.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  13. A falta de tempo é realmente o mal do milênio, logo esse tempo que vale tanto financeiramente acabou perdendo seu valor moral.Também me sinto assim nessa exaltada urgência de querer só mais um tempo, um dia mais longo, uma hora a mais pra ter certeza de que a vida não está sendo em vão.Pra tudo há seu tempo, mas será que há tempo pra tudo?

    Beijo Ana!
    Lindo blog.
    Já estou seguindo :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Os adultos vivem dizendo que a adolescência é um os periodos mais marcantes da vida. Mais o que o adolescente pensa disso?
    (sinopse do meu blog)

    Acessa o meu blog?

    http://blogdeumagarotaadolescente.blogspot.com/
    "Blog de uma adolescente"

    Se gostar do meu blog, segue lá, ficarei muito feliz.
    Desde já obrigada, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  15. Realmente "O tempo não para" e para falar a verdade parece que voa!
    Gostei tanto daqui ... seguindo!
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  16. E mais uma vez a Ana disse tudo e um pouco mais! Sabe que, ao ler tb lembrei da Luh?! Vcs são umas lindas e tb adoro ler os escritos intensos que sempre nos proporcionam aqui! Que tempo é esse não é, que encurtamos as distâncias nos tornandoi cada vez mais distantes? Essa coisa de "gaudar valores na dispensa da vida" foi a gota d'água nesse oceano de verdades que seu texto inteligente e reflexivo ressaltou! Parabéns moça! bjinhos!

    ResponderExcluir
  17. Ana, simplesmente amei esse post!
    Concordo com tudo que escreveste, e percebo de perto como as pessoas hoje em dia não têm mais tempo para nada. Muitas vezes, é uma desculpa para permanecerem no ócio; noutras, realmente é verdade. Atualmente está cada vez mais difícil, mesmo com todas as facilidades da tecnologia, de conciliar todas as tarefas que temos de exercer. Mas sempre penso que o interessado, independentemente da correria, dá um jeito de comparecer. Simplesmente amei o jeito que construíste este texto, sério. Está ÓTIMO!
    Adorei o teu comentário no meu último post. Ultimamente ando mesmo grudada em livros, porém estou pensando em dar uma "folga". Não adianta ficar se cobrando demais, isso não leva a nada. Tu também és muito linda, guria, e é uma das minhas blogueiras favoritas :)
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  18. O tempo é o vilão descrito. Vem em pele de cordeiro e afaga o relógio sem controle de sua maldade!

    Beijos Flavinha, lindo texto!

    ResponderExcluir
  19. Só tenho a agradecer sua vista e carinho constante! Obrigada tb por escrever coisas lindas que tb me encantam! Grande beijo moça!

    ResponderExcluir
  20. Voltando...cadê você?! Escreva mais moça, escreva!rs...

    ResponderExcluir

:)